segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Câmara de Lisboa vai analisar radares

Diário de Notícias
9 de Setembro 2007


A Câmara Municipal de Lisboa não poderá alterar os limites de velocidade definidos para as vias em que foram instalados os radares de controlo de velocidade, mas Marcos Perestrello, vice-pre-sidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Mobilidade confirmou que pediu "novamente os estudos sobre a localização dos radares" na cidade.

Quanto à alteração dos limites máximos de velocidade, o autarca sublinha que "esses limites são impostos pelo Código da Estrada e pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária", pelo que não caberá à Câmara de Lisboa poder aumentar ou diminuir esses valores.
Actualmente está em curso uma petição online que pede à câmara da capital para que reveja a decisão do anterior executivo municipal. Desde que entraram em funcionamento, os 21 radares já detectaram mais de 90 mil infracções aos limites de velocidade.

5 comentários:

F. Penim Redondo disse...

O facto de a Câmara não estabelecer os limites de velocidade não a impede de exigir a sua alteração se, como parece, os considera inadequados.

Por exemplo, porque é que a Segunda Circular tem o limite de 80 e o prolongamento dos Estados Unidos da América tem 50 ?

Se as entidades responsáveis pelos limites de velocidade não quiserem alterá-los a CML tem sempre a possibilidade de retirar os radares dos locais actuais e colocá-los onde façam sentido.

Anónimo disse...

"Por exemplo, porque é que a Segunda Circular tem o limite de 80 e o prolongamento dos Estados Unidos da América tem 50 ?"

Para a Av dos Estados Unidos a CML já pediu o aumento de velocidade e a DVG recusou.

Em relação às outras vias a razão é bem mais simples:

Porque a segunda circular não tem passadeiras, nem paragens de autocarro junto a passadeiras, não tem semáforos, não tem cruzamentos de nível e é uma via onde é praticamente impossível de ter acesso a peões (nem sequer tem passeios).

O que esta petição exige não existe em qualquer país Europeu.

Quanto tempo irá continuar a fazer de mouco?

JA

Nuno Carvalho disse...

Toda a gente sabe que dentro das localidades só se pode circular a 50 kms/h, portanto...

F. Penim Redondo disse...

Como a petição demonstra há muita gente (a maioria ?) que considera a lei absurda em certos locais da cidade.

É precisamente para que alterem a lei, ou deixem na prática de a impor, que estamos a protestar.

Anónimo disse...

A 50Km Hora, já vi cortejos fúnebres mais rápidos.Vamos lá ser razoáveis e não estragar o negócio á CML, nem aos fornecedores dos ditos, nem 50 nem 80 em todo o lado, mas 50 nas curvas e atráz de muitos azelhas, e 80 nas rectas. Conheço um vizinho que tem um carro á 14 anos, e só agora descobriu que tinha 5ª velocidade.

Para ele andar a 30 Km/H, já é excesso.