sábado, 22 de setembro de 2007

Aumento de velocidade não perdoa multas

Diário de Notícias
22 Setembro 2007



A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) aumentou o limite de velocidade para o prolon- gamento da Avenida dos Estados Unidos da América, no sentido de Chelas, de 50 para 80. Os radares foram calibrados às 00.00 do dia 20 e a sinalização vertical alterada ontem, mas quem foi multado até quinta-feira, por ter excedido os 50 km/h, terá que pagar a multa. "Não há perdão. Os autos foram levantados e terão de ser pagos. A não ser que os condutores recorram e a ANSR aceite a sua fundamentação. Até àquela altura, havia um limite que tinha que ser cumprido", explicou ao DN fonte camarária.
As multas variam entre os 60 e os 2500 euros, consoante a infracção.Até agora, e em pouco mais de dois meses, a ANSR já aprovou três aumentos de limite de velocidade, de 50 para 80 km/h, para os radares instalados na Segunda Circular, Radial de Benfica e agora para o prolongamento da Avenida dos Estados Unidos da América. Os pedidos foram feitos ainda pelo anterior executivo camarário com o argumento de que, afinal, aquelas vias reúnem condições para se poder circular a uma velocidade mais elevada. "A fundamentação da autarquia teve por base o facto de as vias reunirem todas as condições para circularem a mais de 50 km/h e na sequência de algumas petições entregues nesse sentido", referiu a fonte. No entanto, não há qualquer explicação para o facto de a primeira opção ter sido a de 50 km/h para todas as artérias, a não ser "o limite definido no Código da Estrada", argumentou.

O executivo de António Costa não avançou com novos pedidos de aumento de velocidade. A comissão que integra elementos da Câmara de Lisboa e outras entidades da sociedade civil, como o Automóvel Clube de Portugal (ACP), criada especificamente para analisar a circulação e o trânsito em Lisboa, irá analisar a situação. "É uma das muitas questões que estarão em cima da mesa", confirmou fonte ligada ao executivo. A instalação de mais radares na capital também será discutida. De acordo com dados fornecidos pela Polícia Municipal, as artérias onde se circula agora com a velocidade mais elevada foram também das que registaram infracções mais graves, com condutores a atingirem entre os 160 e os 200 km/h. "Aconteceu, por exemplo, na Radial de Benfica, que é o ponto mais problemático, sobretudo à noite", explicou ao DN o comissário Lopes Rodrigues, segundo-comandante da polícia municipal. Desde 16 de Julho, data em que começaram a funcionar os radares, até 6 deste mês, registaram-se 92 772 infracções. Só mais de 28 mil, embora leves, foram identificadas no Túnel do Marquês. As avenidas da Índia e Infante D. Henrique também são zonas problemáticas.

Sem comentários: