Estadão
25 de Outubro 2007
Você está num veículo, parado no sinal vermelho. Olha para um lado, para o outro. Não vem nada. Nem veículos nem pedestres - nem um marronzinho com bloco e caneta, pronto para multá-lo. Como a pressa é grande, vem a tentação: por que não avançar o semáforo? Se o cumprimento da lei não é motivo suficiente para fazê-lo esperar, saiba que você poderá ser multado.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está aumentando o número de radares para detectar veículos que não respeitam o sinal vermelho.Nos últimos três meses, foram instalados 22 Registradores Fotográficos de Infrações ao Semáforo (Refis). Em julho, havia 60 espalhados pela cidade. O número de radares deverá chegar a 124 até março.Avançar o sinal vermelho é infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A multa é de R$ 191,54 e o motorista ganha sete pontos na carteira de habilitação. Com 21, o motorista perde a licença para dirigir. De janeiro a setembro, a CET aplicou 132 mil multas por desrespeito ao semáforo. No mesmo período do ano passado, foram 116 mil multas - quase 14% de aumento.
O total de multas emitidas de janeiro a setembro deste ano foi de 3,02 milhões, maior que os 2,9 milhões do mesmo período do ano passado.EVITAR ACIDENTESSegundo o presidente da CET, Roberto Scaringella, o objetivo da medida é reduzir o número de mortes no trânsito da cidade. Por dia, quatro pessoas morrem nas ruas de São Paulo, vítimas do trânsito. Dessas, duas são pedestres. "Não podemos ampliar indefinidamente o número de agentes para fiscalização." Por isso, os Refis.
"O processo educativo requer o estabelecimento de limites", disse Scaringella, para engatar o seguinte raciocínio: "O sentimento de impunidade causa desrespeito à lei, que causa atitude de risco, que causa acidente, que causa vítimas." Para ele, o comportamento dos motoristas é o principal fator causador de acidentes.O engenheiro de trânsito Célio Bottura disse que apóia a política da CET de aumentar a fiscalização.
Segundo ele, a sensação de impunidade é fator que encoraja motoristas a cometer infrações. "Apesar de muitos falarem em indústria de multas, acho que não dá para reduzir o número de acidentes e mortes se não houver uma fiscalização mais atuante."O consultor Horácio Figueira analisou por sete meses o comportamento de 628 motoristas em São Paulo para descobrir quais as infrações mais comuns. Avançar o sinal vermelho foi cometido por 2,5% dos motoristas. Apenas 0,3% deles foram multados.
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Aqui está uma utilização dos radares que eu aprovo: nos semáforos.
De notar que em S. Paulo há 4 mortos por dia e em Lisboa há 22 mortos por ano.
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
SP terá 124 radares da CET em semáforos até março
Publicada por F. Penim Redondo às 14:32
Etiquetas: Brasil, Experiências comparadas, Internacional, Medidas Correctas
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2 comentários:
O Penim com a sua miopia habitual e entretido a fazer contas de língua de fora como quem tem quarta classe mal feita, continua só a ler o que lhe convem:
"O processo educativo requer o estabelecimento de limites ", disse Scaringella, para engatar o seguinte raciocínio: "O sentimento de impunidade causa desrespeito à lei , que causa atitude de risco, que causa acidente, que causa vítimas."
Pelos vistos há fanáticos por todo lado. Só no mundo dos meninos de calções onde habita o Penim é que se pode fazer o que se bem entende.
Se o Carlos Araujo aprender a ler vai ver que em SP eles estão preocupados com os condutores que passam com sinal vermelho e não com o desrespeito em abstracto de uma velocidade máxima em abstracto.
Estão a usar os radares para isso e eu concordo em absoluto.
Se os nossos radares forem postos nos cruzamentos e castigarem severamente quem desrespeite os sinais vermelhos eu apoio totalmente.
Claro que tudo isto é um pouco complexo para si...
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