sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A passo de caracol







É véspera de fim-de-semana prolongado e devia estar bem disposto. Não estou... acordei a lembrar-me que tenho que fazer uma entrevista em Linda-a-Velha ao fim da tarde e temo o pior no regresso, quando tiver que enfrentar a Segunda Circular.

Já imagino as filas compactas de camiões mastodônticos a atravancar o trânsito, tornando imprestáveis os radares que proíbem que se circule a mais de 80kms/hora.Em vésperas de fim-de-semana, Lisboa faz-me lembrar Bombaim. Não só pelo trânsito caótico, mas também pelo inusitado número de camionetas fazendo cargas e descargas perante o ar impávido da polícia.

Acrescente-se um número indeterminado de automobilistas parados em segunda fila de “pisca-pisca” ligado e temos o inferninho. A “tolerância zero” prometida por António Costa não durou nem uma semana ( mas disso falarei noutra altura), é o regabofe total nas artérias de Lisboa. As pessoas lamentam-se com falta de dinheiro, mas não dispensam o automóvel para ir comprar uma aspirina , um sabonete ou um molho de bróculos a escassos metros de casa ou do emprego.Lisboa é - a seguir a Roma e Atenas- a capital mais incivilizada, indisciplinada e caótica de toda a União Europeia. A mim, cidadão auto-mobilizado que utiliza diariamente os transportes públicos e gosta de caminhar, ter que pegar num carro num dia destes faz-me perder anos de vida.

Como querem que esteja bem disposto?

Carlos Barbosa de Oliveira no blogue cronicasdorochedo

Sem comentários: