segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Lisboa/Radares: Comissão avaliação reune terça-feira

Diário Digital
1 de Outubro 2007


A comissão para avaliação do sistema de radares de Lisboa reúne-se terça-feira pela primeira vez, depois de uma petição apelando à diminuição do limite de velocidade nos troços «tipo via rápida» ter recolhido mais de 10 mil assinaturas.

A comissão de avaliação do sistema de controlo de velocidade e vigilância de tráfego de Lisboa, coordenada pelo vereador da Mobilidade, Marcos Perestrello (PS), foi criada por despacho do presidente da Câmara, António Costa (PS), a 13 de Setembro.

Integram a comissão, além de Marcos Perestrello, o vereador dos Cidadãos Por Lisboa Manuel João Ramos, o director municipal de Segurança e Tráfego, Fernando Moutinho, o comandante da Polícia Municipal, André Gomes, subcomissário Gancho da Divisão de Trânsito da PSP, o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Paulo Marques Augusto, presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, Maranha das Neves em representação do Centro Rodoviário Português e Fernando Penim Redondo, promotor da petição.

A petição defende a diminuição do «actual limite dos 50 km/h para os 80 km/h em todos aqueles troços que sejam do tipo 'via rápida', com quatro faixas de rodagem e baixa frequência de atravessamentos».
Fernando Penim Redondo afirmou, contudo, à Lusa que «cada caso é um caso e é, por isso, difícil, haver uma opinião generalizada» sobre as vias em que a velocidade máxima deve diminuir.

«Queremos que se faça um estudo para que nas vias com duas faixas de rodagem de cada lado e separador central os limites sejam reavaliados», sustentou.
Fernando Penim Redondo exemplifica com o limite de 50 Km/h controlado por radar na Avenida Marechal Gomes da Costa, onde há um separador central e duas faixas de rodagem em ambos os sentidos e uma passagem superior de peões.
Segundo o promotor da petição, «há pequenas obras que podiam eliminar factores de risco, como intervalos no separador central que permitem o atravessamento pelos peões».

Fernando Penim Redondo adiantou que a primeira reunião da comissão deverá «discutir o método de trabalho a adoptar».
«Quando me falaram na comissão achei que era desde logo sinal de uma atitude positiva de abertura, ao colocar à mesma mesa pessoas de diversas sensibilidades», afirmou.

Entre o dia 16 de Julho, quando os 21 radares da capital entraram em funcionamento, e o dia 06 de Setembro, a Polícia Municipal de Lisboa registou em fotografia um total de 92.772 infracções, das quais 75.386 leves, 16.175 graves e 1.211 muito graves.

2 comentários:

Anónimo disse...

De repente o nosso libertário speedy-gonzalez Penim parece um poço de bom-senso e moderação... :-) deve ser o peso da responsabilidade...

Anónimo disse...

invejoso...