quinta-feira, 18 de outubro de 2007

As verdadeiras causas dos acidentes (13)

Diário de Notícias
18 de Outubro 2007






Excesso de velocidade terá provocado embate brutal


De Janeiro até ontem, a avenida que dá acesso à Ponte 25 de Abril contabilizava 96 acidentes, 47 feridos ligeiros e quatro feridos graves, segundo a estatística da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa. A saída do Eixo Norte-Sul é já conhecida como uma zona fatídica. Ontem, pelas 05.45, registou mais um ferido grave. Um camião carregado com 20 toneladas de sucata embateu num separador, no sentido Norte-Sul, arrancou um pórtico da faixa contrária, que caiu em cima de uma carrinha de transporte de congelados que circulava no momento, ferindo gravemente o motorista, de 40 anos.

O atrelado do camião arrastou-se por vários metros em cima do separador, espalhando toda a carga nas duas vias. O trânsito foi cortado durante horas, originando filas de sete quilómetros na Margem Sul e circulação intensa na cidade.

Segundo apurou o DN, os danos provocados e os vestígios deixados na via parecem indiciar que o camião, seguia em excesso de velocidade. No entanto, não é esta a versão do seu condutor. L, de 34 anos, que saiu ileso do embate, contou que seguia na faixa da esquerda, quando teve que se desviar de um carro que entrou na da direita, indo bater no separador. "A partir daqui, despistei-me e nem sei bem o que aconteceu", sublinhou. Os testes realizados ao álcool e às substâncias psicotrópicas foram negativos. "Nunca me tinha acontecido isto", disse ao DN. Há três anos, conseguiu a habilitação para conduzir veículos da categoria C, mas desde os 18 que tem carta de ligeiros. Para a empresa proprietária do camião trabalha apenas há um ano. Tinha saído de Rio Maior às 04.30 e o destino era Paio Pires, a Siderurgia Nacional.

As causas e a responsabilidade do embate vão agora ser averiguadas pela Secção de Investigação de Acidentes de Viação (SIAV) da PSP, que terá que elaborar um relatório para ser entregue ao Ministério Público. No local, estiveram quatro agentes desta brigada a recolher vestígios e de todos os elementos que possam servir de prova para a investigação.

A vítima, de 40 anos, "estava à hora errada no local errado", comentavam as autoridades. O pórtico, painel de sinalização de destinos, "partiu-lhe a cabina e atingiu-o na cabeça", explicaram ao DN. Uma equipa do INEM de Almada prestou os primeiros socorros no local para o estabilizar, levando-o depois para o Hospital de São Francisco Xavier. Ao final do dia, fonte hospitalar confirmou que a vítima tinha sido sujeita a várias intervenções cirúrgicas, mantendo-se em estado crítico na Unidade de Cuidados Intensivos.

O alerta foi dado para o 112 às 05.54. A brigada da SIAV chegou a local às 06.00, onde já se encontravam e elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que procederam ao desencarceramento da vítima. Em menos de duas horas, os agentes da SIAV recolheram os elementos necessários, contactaram as empresas dos carros envolvidos e as entidades de limpeza das vias. Os danos são avultados: 18 separadores em betão, dois painéis e três árvores - esta situação levou àchamada da Direcção-Geral das Florestas. Depois, foi o tempo de a empresa concessionária da exploração daquela via proceder à limpeza e à subsitituição dos separadores. Os trabalhos terminaram por volta 13.00, vindo o trânsito a ser restabelecido na totalidade dez minutos depois.
__________________________________
Como é hábito culpa-se imediatamente o "excesso de velocidade" mesmo antes de qualquer análise séria das causas do acidente.
96 acidentes em nove meses, num único local, apontam com toda a probabilidade para uma estrada com graves deficiências. Uma ratoeira.

Sem comentários: