domingo, 25 de novembro de 2007

Uma importante medida na redução dos acidentes

.



Mais de 900 quilómetros de novas estradas, dos quais cerca de 550 em perfil de auto-estrada, integram o pacote rodoviário que o Governo se prepara para lançar até meados de 2008. Consideradas prioritárias pelo Executivo, as sete concessões vão ser desenvolvidas pela Estradas de Portugal SA em regime de parceria público-privado. A concessão da Auto-estrada Transmontana e a concessão do Douro Interior foram já aprovadas quinta-feira em Conselho de Ministros.
Com 130 quilómetros novos em perfil de auto-estrada (2 x 2 vias com separador central), a Auto-estrada Trasmontana representa um investimento de cerca de 400 milhões de euros, 250 milhões dos quais garantidos por fundos comunitários.
Nas próximas semanas deverão ser lançadas ainda as concessões do Baixo Alentejo e do Baixo Tejo, enquanto a Auto-estrada do Centro e a Litoral Oeste serão colocadas a concurso nos primeiros três meses de 2008. Para a segunda metade do próximo ano será a vez da concessão do Alto Alentejo, com cerca de 100 quilómetros de nova estrada. Deste programa de concessões fazem parte os concursos do Túnel do Marão, em cuja «short-list» estão a Brisa e a Somague, e do Douro Litoral, adjudicado provisoriamente à Brisa mas objecto de reclamação do grupo Mota-Engil.
__________________
Esta notícia do Expresso de 24 de Novembro é uma excelente notícia.
Fará mais pela redução dos acidentes de viação do que as centenas de radares planeados pelo MAI.
A demonstração está feita com a transformação do IP5 em A25: redução do número de mortos em 76%.

Sem comentários: