.
...foi ontem anunciada a Operação Natal - Cidade Limpa e Segura, promovida pela câmara em parceria com a Unilever. Orçada globalmente em 48 mil euros, na sua vertente relativa à mobilidade a campanha traduz-se na pintura de novas passadeiras, repintura de outras, colocação de bandas redutoras de velocidade e alteração do modelo de gestão de tráfego (temporização dos semáforos) na Baixa.
DN, 13.11.2007
___________________________
Como se pode verificar no mapa preparam-se para encher a Baixa de lombas (usam o eufemismo bandas redutoras de velocidade).
É caso para perguntar se o local tem um historial de acidentes.
De acordo com o relatório da DGV,na Baixa de Lisboa,durante todo o ano de 2006 houve apenas nove acidentes com feridos hospitalizados por mais de 24 horas e nenhum morto.
Como se justifica então uma decisão como esta ?
Depois da semana fatídica em que se concentraram por mero acaso vários acidentes graves vemos os políticos, quer nas autarquias quer no governo, pressionados pelos fundamentalistas e pelo sensacionalismo da imprensa, a tomar medidas de qualquer maneira para evitarem ser responsabilizados pelos acidentes.
Neste caso, sem qualquer justificação baseada na experiência, vai-se:
- gastar recursos que teriam melhor aplicação preventiva
- descaracterizar e desertificar ainda mais a Baixa de Lisboa
- atentar gravemente contra a mobilidade
- degradar mecanicamente milhares de veículos
- afectar a saúde de milhares de ocupantes dos veículos (grávidas, doentes da coluna, etc)
2 comentários:
Parabens ao blog. Para além da campanha proponho marcar um dia por mês para andarmos todos a 50 Km hora e ver o que aconteceria na cidade de Lisboa.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=878401&div_id=291
Enviar um comentário