domingo, 18 de novembro de 2007

"Homenagens" para disfarçar o desleixo

Celebra-se-se hoje, domingo, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, instituído pela ONU para lembrar que os acidentes de viação matam mais pessoas do a maior parte das guerras. Os Governos Civis vão promover acções de segurança rodoviária nos 18 distritos de Portugal, com o lema "Morte nas estradas, vamos parar com esse drama".
________________________
Mais uma oportunidade para os habituais discursos de circunstância.
As vítimas não precisam de "homenagens", gostariam concerteza era de ver o problema dos acidentes encarado com seriedade.
Em vez de apelar às emoções as autoridades deviam ajudar a compreender e racionalizar as causas dos acidentes que podem ser evitados.
Ainda ontem o jornal Público inseria esta notícia:
Dezoito parques de manobras necessários para a aplicação do novo regime de exames de condução e que permitiriam melhorar a preparação dos condutores estão construídos há anos, mas ainda não abriram, alertou ontem a associação das escolas de condução. A propósito do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que se assinala amanhã, a Associação de Condução Automóvel lembrou que o novo regime de exames obriga a que as provas práticas sejam compostas por uma prova de comportamento em estrada e outra no parque de manobras.
Hoje, em vez de "homenagens", fariam bem melhor se inaugurassem estes parques de manobras.

Sem comentários: