segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Carros sem o seguro obrigatório

.


Só no primeiro semestre deste ano, 49 pessoas morreram e 456 ficaram feridas em acidentes com carros sem o seguro obrigatório. São dados do Fundo de Garantia Automóvel. Só no primeiro semestre de 2007, foram abertos mais de 2800 processos a acidentes com automóveis sem seguro. Entre eles, estão 186 casos de contramão e 36 atropelamentos.

A maior parte dos acidentes com viaturas sem apólice válida resulta, no entanto, apenas em danos materiais. Nestes casos, cabe ao Fundo de Garantia Automóvel a tarefa de indemnizar as vítimas.

De acordo com este organismo, não é fácil identificar os condutores sem seguro nas estradas portuguesas e, muitas vezes, nem as autoridades policiais estão em condições de ajudar, por falta de meios.

A solução para o problema pode passar pela intimidação dos infractores e pelas novas regras do seguro automóvel. Segundo a nova legislação, os veículos envolvidos em acidentes que não tenham os documentos em dia são apreendidos e podem, mais tarde, ser vendidos em hasta pública.

Além disso, subiram os montantes mínimos da responsabilidade civil. Passaram para 1,2 milhões de euros, nos casos em que os acidentes provocam danos corporais e para 600 mil euros para os danos materiais.

SIC Online, 26-11-2007

______________________

Aqui está um assunto que merecia mais atenção das autoridades

.

Sem comentários: