terça-feira, 28 de agosto de 2007

Tesourinhos do Absurdo Rodoviário (1)

clique nas fotos para ampliar



Um amigo fez-me chegar estas fotografias com o seguinte texto:

Trata-se de uma zona na Alameda dos Oceanos (zona da Expo) junto à antiga chaminé da Sacor com uma sinalização de trânsito que considero como que emblemática. Ainda hoje desconheço em todos os locais por onde passei (e já foram muitos) alguma limitação de velocidade, nas condições locais existentes, de tão aberrante.
Em cerca de 200 metros, numa Avenida com 2 faixas de rodagem para cada lado, separadores centrais (canteiros floridos bem altos ou com pinos metálicos junto ao cruzamento), com semáforos, passagens para peões bem assinaladas e até uma passagem aérea, pois nessa área, alguém sobredotado, por certo num momento de rara felicidade e brilhantismo intelectual, manda colocar sinais de limitação de velocidade de 20 (VINTE) Km./hora.
Creio que é único. Não merece uma petição, pois não sei se tal se insere nalguma ideia não explicada de cortejo fúnebre, momento de recolhimento espiritual pelo desaparecimento de fumos da chaminé ora transformada em memorial da indústria pesada do século 20.
Não resisti a documentar fotograficamente aquilo que porventura tu também já notaste.
Interrogo-me sobre se existe alguém que cumpra tal restrição. Obriga a circular em 1ª velocidade, talvez em 2ª mas ... muito devagarinho....
Tal como com a "Marinada" dos radares (uma outra "estória") que te levou à Petição, esta serve para que alarguemos o anedotário nacional.


Mais palavras para quê ?...

5 comentários:

Anónimo disse...

na alemanha há milhares de locais onde a velocidade máxima para os automóveis é a velocidade do passo do peão. Noutros milhares a máxima é 30km/h.
Diferença:
Portugal tem um nível de iliteracia baixíssimo e de desenvolvimento baixíssimo comparado com a Alemanha

Anónimo disse...

Para inferir que o "desenvolvimento" da Alemanha é uma consequência dos baixos limites de velocidade é preciso ter visitado militantemente um festival da cerveja.

Em Portugal estamos muito mais avançados. Dentro das cidades, com os engarrafamentos, a velocidade real é muito perto de zero quilómetros à hora.

Até já mostrámos, numa estrada de acesso à cidade, que qualquer burro vence os Ferraris.

Anónimo disse...

Já entendi! Os alemães são muito desenvolvidos porque enquanto circulam a 20 km à hora vão tendo tempo para estudar ao volante!
Assim vão congeminando planos para enriquecer e dominar (outra vez!) o Mundo; por exemplo, vão desenhando carros que dão 250 km à hora e vendem-nos aos selvagens estrangeiros que assim vão morrer que nem tordos.
Julgavam que eles tinham desistido da "Solução Final"? Pois talvez se enganem...

Anónimo disse...

o riso alarve e "conhecedor" do Zé Povinho...

F. Penim Redondo disse...

Hoje passei a pé neste local e verifiquei o que já suspeitava: o limite é ignorado por toda a gente.

Até um carro da polícia passou pelo menos a 50 km/h.

É como se o cérebro dos condutores eliminasse automaticamente informação absurda que lhe chega.