terça-feira, 21 de agosto de 2007

Não se pode exterminá-los ?

Diário de Notícias
21 de Agosto de 2007


RADARES DE LISBOA: E NÃO SE PODE EXTERMINÁ-LOS?
João Miguel Tavares

Quando uma regra é diariamente desrespeitada por milhares de pessoas, o mais provável não é que as pessoas sejam selvagens, mas que a regra seja estúpida. No espaço de um mês, os novos radares de Lisboa debitaram mais de 64 mil infracções, uma média superior a duas mil por dia. A culpa, evidentemente, não é dos automobilistas - é de um sistema torpe e ladrão, que apenas serve para promover travagens perigosas e encher os cofres da câmara. Se a média de infracções se mantiver, os radares vão oferecer a António Costa mais de 13 milhões de euros por ano, 1,5% de todo o orçamento de 2006. Eis uma trafulhice extremamente rentável, feita em nome da suposta segurança dos cidadãos.O excesso de velocidade é a desculpa mais gasta nesta terra. Ninguém com cabeça discute a necessidade de impor limites, mas é indispensável que tenham tino - e os novos radares manifestamente não têm. Se é para obrigar a andar a 50 em autênticas auto-estradas mais valia não ter inventado o automóvel. Em defesa da coisa, ouvi na televisão o comandante da Polícia Municipal de Lisboa, com um bigode muito legalista, dizer que se o código da estrada diz que a velocidade máxima dentro de uma localidade é de 50 km/h, então é a 50 km/h que se tem de andar. Uma daquelas respostas típicas de função pública bolorenta, que me obriga sempre a correr na direcção do armário dos medicamentos, à procura do Xanax. Com a sua fulminante inteligência, o senhor comandante acha obviamente naturalíssimo circular à mesma velocidade numa via de quatro faixas sem cruzamentos nem passagens de peões e numa estradeca do Alentejo onde o alcatrão acaba na soleira das portas. Dura lex sed lex.Felizmente, já por aí anda a correr uma petição justa e que resume o essencial (www.petitiononline.com/dotecome/petition.html). Conta com cinco mil assinaturas, mas ainda é bastante menos eficiente do que os radares. Assinem-na, por favor, a não ser que estejam interessados em evitar o atropelamento dos escaravelhos mais distraídos, que insistirem em empurrar bolinhas pelo meio de Lisboa. Obrigarem-nos a cumprir aquelas velocidades é pura e simplesmente um atentado às nossas liberdades e uma atitude discricionária vigiada pela polícia. É ladroagem inventada pela câmara e patrocinada pelo Estado, que nos obriga a travar só porque o nosso pé direito é banana e quer evitar chatices. Na verdade, o que devíamos todos fazer era acelerar furiosamente à passagem dos radares e, num acto de ilegalidade filantrópica, enfiar aquele maldito caixote, mais as suas luzinhas, na cabeça de quem o inventou. Em resumo: vão roubar para outras estradas.

João Miguel Tavares

8 comentários:

Nelson disse...

Quais?

Quais são as faixas de 4 faixas (presumo que sejam 4 em cada sentido), sem cruzamentos nem passadeiras onde se tem de andar a 50?

Diga uma, sff.

Mas, para lhe poupar o trabalho, aqui fica a lista dos 21 radares e respectiva contabilização da presença ou ausência de passadeiras.

Segunda Circular - 3 radares
Sem passadeiras, com cruzamentos desnivelados e no mínimo 3 faixas para cada lado. Limite de velocidade: 80 km/h; o radar dispara a 89, dando a tolerância de 10%.

Radial de Benfica - 2 radares
Características semelhantes às da 2ª circular, mas com menos faixas (2 num sentido, 3 noutro).
Limite de velocidade: 80 km/h com a mesma tolerância

Prolongamento Av. EUA - 2 radares
Mesmas características das de cima, com 3 faixas para cada lado; o limite é 50 por imposição da DGV; inicialmente era de 80, mas a DGV rejeitou a classificação da via como prioritária, porque não escoa para nenhuma via de limite superior a 50. Seria diferente se desembocasse directamente no IC2, por exemplo.
Limite: 50 km/h; o radar dispara a 56. Neste caso até posso concordar consigo. Mas é caso único.

Av Ceuta - 2 radares
2 faixas + corredor bus em cada sentido; os radares estão colocados a menos de 50 metros de uma passadeira não desnivelada e que apesar de ter lombas continua a registar atropelamentos. Limite: 50; mesma tolerância do caso acima.

Túnel da Av. João XXI - 2 radares
À saída do túnel, e não no seu interior, imediatamente antes de passadeiras. Limite: 50

Túnel do Marquês - 2 radares
Túnel com 6% de inclinação no sentido descendente. Além disso, é um túnel, manda o código que se tenha prudência e se modere a velocidade. Limite: 50

Av. Descobertas - 1 radar
Radar imediatamente antes de uma passadeira e um cruzamento com semáforo não desnivelado, cerca de 500m depois de o limite alterar dos 90 da EN117 para 50. Passadeira com elevado índice de atropelamentos que nem a passagem aérea evita e muitas colisões entre veículos que circulando em excesso de velocidade passam o vermelho. Limite: 50

Av. Marechal Gomes da Costa - 1 radar
Colocado imediatamente antes do 1º cruzamento não desnivelado da avenida, no sentido Relógio-Baptista Russo. Limite: 50

Av. Infante D. Henrique - 2 radares
Zona com passadeiras e cruzamentos não desnivelados com elevada sinistralidade. Limite: 50

Av. Índia / Av. Brasília / Av. 24 de Julho - 2 radares
Não sei bem o nome do sítio onde eles estão, mas há semáforos a cada 100 ou 200 metros com passadeiras e elevada sinistralidade. Limite: 50

Se não me falha a matemática, inclui todos os 21 radares de Lisboa.

Agora, diga-me lá quais é que quer que estejam a 80? Quais é que têm cruzamentos desnivelados, ausência de semáforos ou passadeiras e as tais 4 faixas? Que eu conte, só 1, o do prolongamento da Av. EUA; faça uma petição para esse e eu assino.

Nota final: todos os radares em Lx estão a dar 10% de tolerância; ou seja, disparam a 56 os de limite 50 e a 89 os de limite 80. Todos os radares incluem um painel avisador BEM VISÍVEL imediatamente ANTES do radar, permitindo ao condutor que circula em excesso de velocidade abrandar a marcha de modo a não ser multado. Caça à multa? Onde?

Nelson disse...

errata: queria, logo no 1º parágrafo, dizer "vias de 4 faixas" e não "faixas de 4 faixas".

Nelson disse...

esqueci-me da infante D. Henrique.

Tem 2 radares, um em cada sentido.

A estrada tem 3 faixas para cada lado (penso que num sentido, pelo menos são 3 + corredor bus) mas tem passadeiras e cruzamentos não desnivelados.

Anónimo disse...

Nelson, se você não percebe que 50 km/h é aberrante não vale a pena dar seguimento à discussão.

Anónimo disse...

Opinião Radares de Lisboa

Reparo com agrado que a velocidade prevista de 50 km por hora para a Radial da Buraca é afinal de 80 Km por hora. A velocidade de 50 era realmente muito ridícula e era inferior à de 70, permitida sobre o tabuleiro da Ponte 25 de Abril, ou à imediatamente a seguir, antes do Aqueduto das Água Livres, onde o limite é de 80, numa curva e contra curva. A velocidade aqui é exagerada e está bem provado pelos embates visíveis no separador central e nos protectores laterais. Apesar de tudo, julgo ainda que a Radial da Buraca não me parece mais perigosa que o IC19, pelo que não creio que fosse demais aceitar o limite de 100 km nesse local. O limite teria que ser e é reduzido para 50 no entroncamento com a 2.ª. circular.

As vias onde foram colocados os controlos de velocidade são em geral vias rápidas urbanas especiais, patético é impor-se-lhes o limite de 50 km por hora, pois estas vias têm em geral faixas de trânsito separadas, cruzamentos desnivelados e sem habitações a ladear as vias. Uma coisa é circular-se na Av. Marechal Gomes da Costa ou na extensão da Av. EUA ou na Av. Infante Dom Henrique; outra é circular-se nas vias à direita da Av. Almirante Reis (nas vias centrais não será exactamente o mesmo), na Rua da Escola Politécnica, na Travessa das Flores, na Rua da Madalena ou na Rua do Alecrim, etc.... É claro que nas últimas vias indicadas não seriam detectados tantos infractores, mas uma coisa garanto eu: os que fossem “caçados” mereciam bem mais o castigo da multa!

Ainda não passei pela Av. da República, onde deverão estar colocados alguns controlos de velocidade. Gostaria de saber se estão nas vias centrais ou nas vias paralelas laterais. Se estão nas vias laterais estão muito bem e 50 Km é uma velocidade adequada, porém já assim não penso se estão nas vias centrais. Poderá até acontecer o julgo um paradoxo: um automobilista circular nas vias centrais a 55 Km, sem casas a ladear, e ser automaticamente sancionado e outro circular nas laterais a 80 Km e ficar impune.

Além disso, os limites poderiam ser variáveis, tal como na Ponte Vasco da Gama, os “placards” instalados em Lisboa até o permitem: Já imaginaram o que é circular na Av. da República ou subir o túnel do Marquês em direcção às Amoreiras a 50 Km por hora às 2h00 da madrugada? Será o mesmo que descer pró Marquês às 10h00? Qual foi o critério para a escolha das velocidades e dos locais a controlar?

Passei com a minha mulher à dias num dos locais onde estão os radares a indicar os 50 Km por hora (no prolongamento da Av. EUA), à cautela circulei a 40 Km por hora. O limite é de 50 e não poderia ir no limite porque seria arriscado, teria que olhar pró conta quilómetros em vez de olhar prá da estrada, o que é PERIGOSO, e a tolerância é nula. O resultado foi muito interessante, pois a minha mulher avisou-me que não queria voltar a passar por aquele sítio. Acho que vou aceitar a sugestão mesmo quando for sozinho e recomendá-la aos restantes automobilistas. Aquelas vias devem ser desprezadas até que seja corrigido o insólito limite.

Zé da Burra o Alentejano

Nelson disse...

anonimo: se acha que limite de 80 na saída do Túnel da Av. João XXI, Av. de Ceuta ou Av. das Descobertas onde se registam atropelamentos com frequência, concordo consigo, não vale a pena continuar a discussão.

TODOS os pontos onde estão radares com limite 50, excepto 1, como disse acima, não estão, ao contrário do que alega o autor da petição, em zonas sem passadeiras e com cruzamentos desnivelados. Os famosos radares em "vias rápidas" têm limite 80.

A Radial de Benfica sempre teve limite de 80. Por lapso (segundo me disseram da Divisão de Trânsito da CML) o radar foi mal configurado quando voltou a ser instalado após a homologação.

Anónimo disse...

oh nelson, não seria melhor construir passagens aéreas ou subterrâneas para os peões em vez de chatiar meio mundo ?

Anónimo disse...

O melhor mesmo seria desnivelar todas as passadeiras e depois a CML pedia o dinheiro ao signatários da petição que querem chegar a casa mais cedo!

Não seria melhor com esse dinheiro pagar todos os signatários um bilhete de ida para Bamako - lá não se para-se pouco nos sinais vermelhos e os policias não chateiam ninguém!