terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Os exageros continuam

Acidentes na estrada causam quatro vítimas por hora


Quatro mortos, 13 feridos graves e 161 ligeiros resultaram dos 546 acidentes registados pela Brigada de Trânsito da GNR na sexta-feira e sábado. Significa que nestes dois dias se verificou uma média de 11 acidentes por hora, vitimando quase quatro pessoas por hora.


A estes números faltam ainda acrescentar um dos acidentes mais graves de ontem. Junto de fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, o DN soube que, pelas 14.40, na estrada nacional 244, um veículo despistou-se, causando um morto e um ferido ligeiro. O automóvel, que não atingiu mais nenhuma viatura, seguia na recta do Vale do Arco, entre Gavião e Ponte de Sôr.Segundo a mesma fonte, a vítima mortal tinha 16 anos, tendo o ferido sido transportado para o Hospital de Abrantes. Para o local do sinistro foram mobilizados meios dos Bombeiros de Ponte de Sôr, uma ambulância e material de desencarceramento da corporação de Gavião e duas viaturas médicas de emergência e reanimação, que estavam estacionadas em Abrantes e Portalegre.


No sábado, a Brigada de Trânsito da GNR registou um total de 259 acidentes, de que resultaram três mortos, sete feridos graves e 81 ligeiros.No âmbito da Operação Natal 2007, que se prolonga até quarta-feira e envolve dois mil elementos da GNR, foram fiscalizados no sábado 2674 condutores, dando origem a 1275 autos de contra-ordenação.


Os agentes detectaram 767 casos de excesso de velocidade e 86 pessoas sem cinto de segurança. Foram detidos 22 automobilistas por terem sido interceptados a conduzir com excesso de álcool no sangue. Outros quatro foram também detidos por estarem a conduzir sem terem carta de condução. A operação de segurança rodoviária volta à estrada às 00.00 de sexta-feira, prolongando-se até às 24.00 do dia 2 de Janeiro.

DN, 24.12.2007

___________________________________

A manipulação da informação continua a campear nos meios de comunicação portugueses quando se trata de noticiar os acidentes de viação. Neste caso temos um título que induz ideias falsas sobre a sinistralidade em Portugal. O jornalista tem obrigação de saber que a palavra "vítimas" é quase sempre associada a "mortos" quando se fala de acidentes. Um morto por dia é bastante diferente de 4 mortos por hora.
Também deve saber que os acontecimentos de determinados quatro dias não devem ser apresentados como situação típica ou comum.

É deste tipo de desinformação que nascem as teses e propostas absurdas no domínio da prevenção rodoviária.

.

Sem comentários: