sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Contabilidade macabra

Cerca de 800 pessoas morreram já este ano em acidentes rodoviários nas estradas de Portugal Continental, mais quase 40 do que em igual período de 2006, segundo dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Entre 1 de Janeiro e domingo morreram nas estradas do Continente 802 pessoas, mais 37 que em igual período do ano passado. Só na semana que terminou domingo, o número de mortos em acidentes de viação atingiu os 11, além de 49 feridos graves e 751 ligeiros, ainda segundo a ANSR. Por distritos, nos 11 meses cumpridos este ano Lisboa teve o maior número de vítimas mortais (101), seguido de Setúbal (87) e Porto (86), enquanto Portalegre registou a mais baixa sinistralidade (12 mortos), seguido de Vila Real (13) e Évora (19).

Jornal de Notícias, 4 de Dezembro 2007

____________________________________________


A ANSR já devia ter percebido que não constitui um departamento contabilístico. O seu papel não devia ser apenas contabilizar o número de acidentes ano após ano.
Depois de vários anos de redução acentuada da sinistralidade parece que 2007 se revela uma inversão nessa tendência. À ANSR compete perceber porquê, explicar aos cidadãos o que aconteceu e tomar medidas adequadas às causas dos acidentes.
Usando as causas preferidas da ANSR pode perguntar-se: em 2007 os cidadãos foram ainda mais irresponsáveis ? andaram ainda mais depressa ?

Sem comentários: