De acordo com o plano plurianual de investimentos 2008/2011, apresentado no âmbito do orçamento da autarquia para o próximo ano, a manutenção e conservação de vias vai absorver a maior fatia, com um total de 24,8 milhões de euros.
As novas vias vão absorver um investimento global de 5,7 milhões de euros.
Só em 2008, o executivo liderado por António Costa (PS) tenciona investir 4,3 milhões de euros na manutenção e conservação de estradas e 776 mil euros em novas vias.
Mas vai ser no ano de 2011 que se deverá registar o maior esforço financeiro, com cerca de um terço (10,5 milhões de euros) do total dos investimentos previstos para os próximos quatro anos.
O plano plurianual apresentado terça- feira por António Costa prevê ainda um gasto de mais 200 mil euros na aquisição e instalação de radares de controlo de velocidade até 2011.
Actualmente, a cidade de Lisboa tem a funcionar 21 radares de controlo de velocidade.
Os radares estão colocados na Segunda Circular, nas avenidas das Descobertas, da Índia, Cidade do Porto, Brasília, de Ceuta, Infante D. Henrique, Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e Gago Coutinho e nos túneis do Campo Grande, do Marquês de Pombal, e da Avenida João XXI, bem como na Radial de Benfica.
Os critérios que estiveram na base da escolha destas 14 vias foram o elevado índice de sinistralidade, a inexistência de semáforos e serem saídas de túneis.
Trinta por cento do valor das coimas cobradas por excesso de velocidade é entregue à Câmara de Lisboa, que suporta a Polícia Municipal, os seus recursos humanos e equipamento, 40 por cento reverte para o Estado, 20 por cento para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e 10 por cento para o Governo Civil.
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