A vereadora independente da Câmara Municipal de Lisboa diz que esta petição faz sentido, porque muitos radares estão colocados em vias rápidas e são um verdadeiro acto de «caça à multa».«O problema não é tanto passar as velocidades de 50 para 80, mas adequar os limites de velocidade às vias, por exemplo o prolongamento da Avenida Estados Unidos da América, não tem habitações de um lado e outro, porquê que se tem que circular a 50?», interrogou.Helena Roseta considera por isso que a imposição deste limite de velocidade em casos específicos se limita a «uma caça à multa» e se torna «anti-pedagógico». Partilhando esta opinião já assinaram a petição on-line quase seis mil pessoas que pedem um aumento dos limites de velocidade em certas zonas de Lisboa. Oiça AQUI
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
Helena Roseta concorda com petição
Helena Roseta concorda com petição
Helena Roseta concorda com a petição que está a correr na Internet contra os novos radares colocados em Lisboa. Um abaixo-assinado para aumentar a velocidade mínima dos 50 quilómetros/hora para os 80.
A vereadora independente da Câmara Municipal de Lisboa diz que esta petição faz sentido, porque muitos radares estão colocados em vias rápidas e são um verdadeiro acto de «caça à multa».«O problema não é tanto passar as velocidades de 50 para 80, mas adequar os limites de velocidade às vias, por exemplo o prolongamento da Avenida Estados Unidos da América, não tem habitações de um lado e outro, porquê que se tem que circular a 50?», interrogou.Helena Roseta considera por isso que a imposição deste limite de velocidade em casos específicos se limita a «uma caça à multa» e se torna «anti-pedagógico». Partilhando esta opinião já assinaram a petição on-line quase seis mil pessoas que pedem um aumento dos limites de velocidade em certas zonas de Lisboa. Oiça AQUI
Publicada por F. Penim Redondo às 00:20
Etiquetas: - TSF, = Helena Roseta, Audio/Video, Reacção dos partidos
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2 comentários:
já tinha lido a petição e discordo dela (sou condutor e passo por 2 radares, 1 de 50 e outro de 80 em cada sentido por dia, pelo menos) mas esta achei demais!
Então a Srª Vereadora Helena Roseta não sabe que a CML requereu à ex-DGV que o prolongamento da Av. EUA passasse a ter limite 80 e que foi a DGV que chumbou a proposta? No mínimo revela ignorância.
Quanto à ideia que se tenta passar da caça à multa... enfim. Com tanto sítio onde colocar radades e onde ninguém é colocado em risco por se andar um pouco mais depressa e estando os radares actuais OU na proximidade de passadeiras e cruzamentos OU em locais com muitos acidentes em vias prioritátias e TODOS devidamente assinalados por paineis luminosos... quem é apanhado ou é porque anda distraído ou porque precisa de óculos. De qualquer das formas, deveria conduzir?
Opinião Radares de Lisboa
Reparo com agrado que a velocidade prevista de 50 km por hora para a Radial da Buraca é afinal de 80 Km por hora. A velocidade de 50 era realmente muito ridícula e era inferior à de 70, permitida sobre o tabuleiro da Ponte 25 de Abril, ou à imediatamente a seguir, antes do Aqueduto das Água Livres, onde o limite é de 80, numa curva e contra curva. A velocidade aqui é exagerada e está bem provado pelos embates visíveis no separador central e nos protectores laterais. Apesar de tudo, julgo ainda que a Radial da Buraca não me parece mais perigosa que o IC19, pelo que não creio que fosse demais aceitar o limite de 100 km nesse local. O limite teria que ser e é reduzido para 50 no entroncamento com a 2.ª. circular.
As vias onde foram colocados os controlos de velocidade são em geral vias rápidas urbanas especiais, patético é impor-se-lhes o limite de 50 km por hora, pois estas vias têm em geral faixas de trânsito separadas, cruzamentos desnivelados e sem habitações a ladear as vias. Uma coisa é circular-se na Av. Marechal Gomes da Costa ou na extensão da Av. EUA ou na Av. Infante Dom Henrique; outra é circular-se nas vias à direita da Av. Almirante Reis (nas vias centrais não será exactamente o mesmo), na Rua da Escola Politécnica, na Travessa das Flores, na Rua da Madalena ou na Rua do Alecrim, etc.... É claro que nas últimas vias indicadas não seriam detectados tantos infractores, mas uma coisa garanto eu: os que fossem “caçados” mereciam bem mais o castigo da multa!
Ainda não passei pela Av. da República, onde deverão estar colocados alguns controlos de velocidade. Gostaria de saber se estão nas vias centrais ou nas vias paralelas laterais. Se estão nas vias laterais estão muito bem e 50 Km é uma velocidade adequada, porém já assim não penso se estão nas vias centrais. Poderá até acontecer o julgo um paradoxo: um automobilista circular nas vias centrais a 55 Km, sem casas a ladear, e ser automaticamente sancionado e outro circular nas laterais a 80 Km e ficar impune.
Além disso, os limites poderiam ser variáveis, tal como na Ponte Vasco da Gama, os “placards” instalados em Lisboa até o permitem: Já imaginaram o que é circular na Av. da República ou subir o túnel do Marquês em direcção às Amoreiras a 50 Km por hora às 2h00 da madrugada? Será o mesmo que descer pró Marquês às 10h00? Qual foi o critério para a escolha das velocidades e dos locais a controlar?
Passei com a minha mulher à dias num dos locais onde estão os radares a indicar os 50 Km por hora (no prolongamento da Av. EUA), à cautela circulei a 40 Km por hora. O limite é de 50 e não poderia ir no limite porque seria arriscado, teria que olhar pró conta quilómetros em vez de olhar prá da estrada, o que é PERIGOSO, e a tolerância é nula. O resultado foi muito interessante, pois a minha mulher avisou-me que não queria voltar a passar por aquele sítio. Acho que vou aceitar a sugestão mesmo quando for sozinho e recomendá-la aos restantes automobilistas. Aquelas vias devem ser desprezadas até que seja corrigido o insólito limite.
Zé da Burra o Alentejano
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