domingo, 31 de agosto de 2008

Mais de 40 mil cartas de condução à espera de serem emitidas

Público, 31.08.2008

IMTT, que em Julho previa ultrapassar o problema dos 73 mil títulos em falta no prazo de 15 dias, diz agora que a emissão das cartas "tem vindo a ser resolvida"
Mais de 40 mil pedidos de renova-ção e de novas cartas de condução continuam à espera da digitalização da fotografia do condutor e da sua assinatura para poderem ser emitidas. Confrontado pelo PÚBLICO, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), que em finais de Julho previa resolver o problema da falta das 73 mil imagens em 15 dias, diz agora que o "atraso na emissão das cartas de condução tem vindo a ser resolvido". Não desmente que há mais de 40 mil pedidos à espera das respectivas digitalizações, mas também não precisa números. Na base do problema está uma mudança na organização do serviço, já que a digitalização que até meados de Junho era feita por uma empresa (a Microfil) passou a ser efectuada directamente pelo IMTT, que adquiriu scanners para esse efeito. A transição deixou, contudo, parado parte do processo de emissão de cartas de condução durante 17 dias. Isto porque a Microfil deixou de receber documentos para digitalizar a 19 de Junho e o instituto só começou a fazê-lo a 8 de Julho. A totalidade dos serviços regionais e distritais só está equipada com scanners desde a terceira semana de Julho, adianta o próprio IMTT. Neste momento, o organismo garante que a digitalização dos formulários com assinatura e fotografia "está em ritmo de cruzeiro, sem estrangulamentos". Teresa Casal Ribeiro, responsável pelo departamento de informação pública da instituição, especifica, numa nota enviada ao PÚBLICO, que o tratamento dos pedidos está a ser desenvolvido com recursos a meios próprios e também externos, contratados a partir de Junho, estando a assistir-se a uma "recuperação evidente de atrasos". Mas não refere o facto de, em 24 de Julho, o IMTT ter previsto recuperar o atraso em 15 dias, com a digitalização de 5000 pedidos por dia. Problemas de capacidade no novo sistema informático que suporta os processos de condutores (SICC), introduzido em 15 de Março, também explicam a situação. O IMTT sustenta, no entanto, que o sistema "superou as dificuldades iniciais e apresenta desde Julho uma performance satisfatória, proporcionando bom rendimento de trabalho". "As imagens estão a ser enviadas on-line para uma equipa contratada para controlo de qualidade e indexação das imagens aos processos dos condutores, estando ultrapassadas, desde o início de Agosto, insuficiências de capacidade do sistema informático do IMTT que suporta esta actividade", afirma Teresa Casal Ribeiro. Na resposta, a responsável do IMTT, adianta que esta equipa foi reforçada em meados de Agosto com um segundo turno, tendo acelerado o tratamento das muitas imagens já produzidas pelos serviços. O instituto assegura igualmente que, depois da qualidade controlada, as imagens estão a ser enviadas para a Imprensa Nacional-Casa da Moeda "sem estrangulamentos". Este organismo emite depois as cartas e envia-as por correio para os seus requerentes. "Tudo faz crer que em Outubro os prazos de entrega de cartas de condução possam cair para três semanas, correspondendo aos objectivos estabelecidos pelo IMTT", diz o instituto. Em Junho passado, o tempo médio de resposta situava-se nos 44 dias, bastante acima da média do ano passado - 23 dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema não vem só de Junho deste ano eu fui aprovado em Fevereiro deste mesmo ano e carta de condução nem vê-la.
Mas como eu muita mais gente está nesta situação tive que me ausentar do país a minha guia acabou por terminar o prazo enviei-a por correio para renová-a e para minha sorte a carta perdeu o rumo e a quem a mandei para me resolver o assunto nao a recebeu.
Como já começa a ser hábito em Portugal la vou ter que andar de um lado para o outro devido a incompetência de alguém que nem um misero documento consegue emitir...

Anónimo disse...

eu tenho o mesmo problema, acabei a carta em junho i ainda tou a espera dela ja vai cuase um ano ja fui la a imtt, umas 10 veses, i dizem me sempre a mesma treta, "ainda nao foi digitilizada".....
eu vou me embora para o meu pais nem consigo sair a conduzir porque a minha carta ainda é a "liçenca" so posso conduzir em territorio portugues...