terça-feira, 7 de abril de 2009

A gripe mata muito mais do que os acidentes

.

A mortalidade em Portugal aumentou, nas últimas semanas de 2008 e nas primeiras seis semanas de 2009, devido à gripe.
De acordo com dados do sistema de Vigilância Diária da Mortalidade (VDM) do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), a epidemia causou entre 1200 e 1500 mortes no último Inverno.

«De acordo com estimativas preliminares, a actividade gripal registada em Portugal nas últimas semanas de 2008 e nas primeiras seis semanas de 2009 provocou, à semelhança de outros períodos de forte actividade gripal registados no passado, um aumento da mortalidade», pode ler-se no site do INSA.

_____________________

Constata-se portanto que a gripe mata muito mais do que os acidentes de viação (1200 mortos só no Inverno enquanto os acidentes causam menos de 800 mortos durante um ano inteiro). No entanto são as "prevenções rodoviárias" que consomem mais recursos e as consequências dos acidentes são exagerados por forma a manipular a opinião pública.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao longo de quatro dias da Páscoa, a GNR mobiliza, nas principais estradas portuguesas, 2.062 militares, 936 patrulhas e 871 viaturas, que vão ter ao seu dispor diariamente 33 radares de velocidade e 810 alcoolímetros.

Mais valia mandá-los caçar o virus da gripe ou, com o dinheiro que gastam, comprara vacinas para os velhotes.