quinta-feira, 24 de julho de 2008

IP4 é onde mais se circula em excesso de velocidade

Público, 24.07.2008

O Itinerário Principal n.º 4 (IP4) registou nos últimos meses os maiores excessos de velocidade em Portugal, com centenas de automobilistas a circularem a mais de 200 quilómetros por hora e a acelerarem à medida que se aproximam da fronteira.
Os excessos não foram registados pelos radares da Brigada de Trânsito (BT), mas pelos equipamentos de telemetria que a empresa Estradas de Portugal (EP) tem espalhados pelas diferentes vias do país, noticiou ontem a agência Lusa.
As autoridades locais reagiram com alguma surpresa e já anunciaram que vão apertar o cerco aos infractores, com o problema a fazer parte da agenda da próxima reunião do Conselho Distrital de Segurança Rodoviária, que terá lugar terça-feira. Os dados estão disponíveis na Internet e mostram que se atingem maiores velocidades no itinerário que liga Amarante à fronteira, em Bragança, do que na principal auto-estrada do país, a A1, entre Lisboa e Porto. Menos de 180 quilómetros por hora foi a velocidade máxima registada na auto-estrada do Norte pelos aparelhos de recolha, tratamento e divulgação de dados de tráfego da EP desde o início do ano. A velocidade máxima na A1 é de 120 quilómetros por hora. Já no IP4, quase 2200 viaturas circularam a mais do dobro dos 90 quilómetros/hora permitidos. Destas viaturas, 538 ultrapassaram os 200 quilómetros/hora, quase metade apenas nos poucos mais de 20 quilómetros que ligam Bragança à fronteira com Espanha, em Quintanilha. Só em Julho passaram nesta zona 123 automóveis a mais de 200 quilómetros/hora. "Não vamos tolerar este tipo de velocidade" disse à Lusa o governador civil, Jorge Gomes.
_________________

Nesta notícia falta um dado fundamental: o nível de sinistralidade é maior ou menor do que nos outros troços de auto-estrada semelhantes ?

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem... Mas também é verdade que a sinalizaçao que temos já vem do tempo do "arroz de 15!"
Visite este artigo em http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/18823.html e por certo questionar muito mais...!

Anónimo disse...

mas alguém acredita que a velocidade máxima na A1 foi de menos de 180 km/h ????

verifiquem e calibrem esses equipamentos de telemetria...

Anónimo disse...

o IP4 só será a estrada da morte se alguns condutores inconsciente, conduzirem com precaução e se tiverem um pouco de civismo