tag:blogger.com,1999:blog-1947247464478200951.post333764469288421060..comments2013-01-11T11:57:19.567+00:00Comments on radares50-80: Reunião com a CMLF. Penim Redondohttp://www.blogger.com/profile/00731930206082899728noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-1947247464478200951.post-30884540219046913232007-09-20T00:10:00.000+01:002007-09-20T00:10:00.000+01:00"Acredite que as pessoas que cumprem os limites de..."Acredite que as pessoas que cumprem os limites de velocidade, isto é, milhões de portugueses..."<BR/><BR/>esta afirmação delirante do JA é paradigmática do seu ténue contacto com a realidade.<BR/><BR/>Devem contar-se pelos dedos da mão os portugueses que, todos os dias quando conduzem, não infrinjam algum limite de velocidade (que até os há de 20 km/h por incrível que pareça).<BR/><BR/>Este facto que é do domínio público, que podia e devia ser quantificado por um estudo sério que não identificasse os faltosos para eles não recearem declarar a verdade, é a melhor demonstração do absurdo que sistema que está implantado.<BR/><BR/>É um típico sistema de faz de conta em que o legislador para se isentar de responsabilidades estabelece regras que sabe absurdas, em que as entidades fiscalizadores simulam fiscalizar mas fazem-no muito parcialmente, em que os poucos "detectados" têm várias formas de não pagar as coimas e em que os cidadãos pactuam por medo das consequências e porque há o famoso estigma da "guerra civil nas estradas". <BR/><BR/>Enquanto isso os comportamentos de alto risco e mesmo criminosos, que felizmente são excepções, campeiam impunemente.F. Penim Redondohttps://www.blogger.com/profile/00731930206082899728noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947247464478200951.post-79932176065843942212007-09-19T22:54:00.000+01:002007-09-19T22:54:00.000+01:00Caro SAM,Encostar ao frente ao carro da frente sem...Caro SAM,<BR/><BR/>Encostar ao frente ao carro da frente sem deixar a distancia de segurança e atirar-lhe com os máximos é criminoso! É um hábito terceiro-mundista. Pare de o fazer e conduza com mais calma. Está a pôr você e outras pessoas em perigo.<BR/><BR/>Em relação às suas contas são de facto absurdas por diversas razões. Insisto que uma delas é que de facto os radares controlam a velocidade máxima e você está a falar de velocidades médias. Por outro lado, sabe perfeitamente que nenhum radar, em parte alguma, limita numa auto-estrada a velocidade a 50 km/h. <BR/><BR/>Os radares de 50 km/h são geralmente, e no caso de Lisboa sempre, dentro de localidades. Nestes casos, só os quilómetros finais do seu percurso são limitados a 50 km/h. Nestes quilómetros finais a verdadeira influencia para a velocidade média são as paragens nos semáforos e filas de transito, onde você faz zero quilómetros durante vários minutos, e não a velocidade de ponta. Os radares a 50 km/h são praticamente irrelevantes na duração do seu percurso diário. Ainda por cima se você acredita piamente que as pessoas só cumprem o limite durante uma centena de metros (o que não é verdade, mas mesmo que fosse a velocidade de ponta é praticamente irrelevante para a duração total da viagem).<BR/><BR/>Acredite que as pessoas que cumprem os limites de velocidade, isto é, milhões de portugueses, europeus e americanos (nos EU os limites de velocidade são ainda mais baixos nas auto-estradas e mais fiscalizados), têm tantos ou mais afazeres que você e, praticamente todos, têm que cumprir horários. Não queira estar acima da lei só porque tem <A HREF="http://www.youtube.com/watch?v=PJE3OuZdnDM" REL="nofollow">pressa</A>.<BR/><BR/><BR/>JAAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947247464478200951.post-60134112537632347782007-09-15T20:03:00.000+01:002007-09-15T20:03:00.000+01:00Como no sua retórica demagógica não resiste a um m...Como no sua retórica demagógica não resiste a um mínimo escrutínio, o Penim opta agora por ironizar e mudar de assunto...<BR/><BR/>Sobre a utilização dos recursos, não deixo de reparar que os seus posts, ora dizem que os radares são uma receita milionária para a CML, quando noutros posts se preocupa com o preço e manutenção dos ditos, como se fossem ruinosos para o erário público.<BR/><BR/>Depois continua a inventar teorias de segurança rodoviária. Como se todas as autoridades europeias, que usam extensivamente radares, fossem incompetentes e precisassem de consultar o "especialista" Penim.<BR/><BR/>Mas os factos demonstram já (ver artigo do expresso) que a realidade não se compadece com a "teorias" do Sr. Penim. <BR/><BR/>Mas seria demasiado exigente pedir atenção e racionalidade a um sonâmbulo. Daqui a uns meses terá o proverbial barrete, bem enterrado até às orelhas. Depois do seus pouco reflectidos 15 minutos de fama, voltará para a cama e anonimidade. É o que acontece aos populistas que gostam de inventar "teorias" para as palminhas fáceis da populaça irreflectida (felizmente uma minoria).<BR/><BR/>Só tenho a acrescentar que me enganei na frase simples, mas inegável:<BR/><BR/>The faster the speed the bigger the <A HREF="http://offline.pl/wp-content/uploads/o_anti-speed-blender.jpg" REL="nofollow">mess!</A>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947247464478200951.post-55512888342214201992007-09-15T15:52:00.000+01:002007-09-15T15:52:00.000+01:00Caro Jaime Dias,A probabilidade de ser apanhado nu...Caro Jaime Dias,<BR/><BR/>A probabilidade de ser apanhado num assalto deve ser equivalente à de um dos 21 radares de Lisboa prevenir um atropelamento.Mas deixemos isso...<BR/><BR/>A minha luta é para acabar com a irracionalidade, baseada em emoções fáceis, na aplicação de recursos escassos.<BR/><BR/>Como já tenho dito concordo com a prevenção dos acidentes mas considero que os métodos que estão a ser seguidos são errados. <BR/><BR/>Gasta-se fortunas para controlar o cumprimento abstracto de regras muito questionáveis em vez de detectar e punir os comportamentos de risco.<BR/><BR/>Um exemplo simples: <BR/><BR/>não interessa nada saber se um condutor vai a 50 ou a 70 km/h quando está a 300 metros de um semáforo e de uma passadeira de peões.<BR/>Interessa, isso sim, saber se efectivamente respeitou o sinal vermelho.<BR/><BR/>O radar devia portanto ser coordenado com o semáforo e fotografar quem passasse durante a permanência do amarelo e do vermelho.<BR/><BR/>Como é do conhecimento geral a aproximação ao semáforo, quando o amarelo está a esgotar-se, é uma das motivações para acelerar e depois chocar com uma traseira ou atropelar um peão.<BR/><BR/>Espero que esta minha explicação o faça compreender qual é a minha posição.F. Penim Redondohttps://www.blogger.com/profile/00731930206082899728noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947247464478200951.post-12999061786565305412007-09-15T10:49:00.000+01:002007-09-15T10:49:00.000+01:00Caro Penim,A sua teimosia irracional e ignorância ...Caro Penim,<BR/><BR/>A sua teimosia irracional e ignorância dos factos, sugerem indubitavelmente um caso grave de sonambulismo.<BR/><BR/>A sua comparação é absurda e um insulto à inteligência. Basta olhar para as estatísticas para perceber que o nível de risco de ser morto num assalto a um banco é infinitamente mais baixo do que morrer na estrada num país que tem recordes verdadeiramente trágicos de atropelamentos. Aliás melhor comparação, será pensar que o uso de câmaras no interior dos bancos é prática corrente. <BR/><BR/>E você sabe tudo isto perfeitamente, porque é demagogo, mas não é parvo. Talvez esteja é a sobre-avaliar a inteligência de quem o lê. Sugiro que faça alguma coisa para que Portugal não continue a figurar na cauda das estatísticas europeias.<BR/><BR/>Jaime DiasAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947247464478200951.post-84630379328063469422007-09-14T10:02:00.000+01:002007-09-14T10:02:00.000+01:00Caro Jaime Dias, considero a utilização deste tipo...Caro Jaime Dias, <BR/><BR/>considero a utilização deste tipo de images uma vergonhosa demagogia que procura, pelo recurso aos instintos mais primários, obscurecer uma discussão séria e racional da questão dos acidentes. <BR/><BR/>"O sono da razão gera monstros"<BR/><BR/>O seu argumento é absurdo. Pelo facto de estarem a ocorrer assaltos a bancos não vamos todos andar de colete à prova de bala, pois não ?F. Penim Redondohttps://www.blogger.com/profile/00731930206082899728noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947247464478200951.post-85187493035879709792007-09-13T23:15:00.000+01:002007-09-13T23:15:00.000+01:00Quantas vezes teremos que ouvir - "Não estava nada...Quantas vezes teremos que ouvir - "Não estava nada à espera, não pude evitar! Não tive a culpa!"<BR/><BR/>A verdade é que todos escolhemos andar mais depressa, até um dia. E quanto mais depressa conduzimos, mais provável é termos um acidente - e quanto mais velocidade maior será a severidade do acidente.<BR/><BR/><A HREF="http://www.youtube.com/watch?v=PJE3OuZdnDM" REL="nofollow">The fastest the speed the bigger the mess!</A>Anonymousnoreply@blogger.com